Belutti Web Rádio

Acontece!

Ocorreu um erro neste gadget

Ads by Smowtion Media

Organização informa que há 214 milhões de imigrantes no mundo



A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou nesta quinta-feira que há 214 milhões de imigrantes no mundo, a maior quantidade de pessoas nesta situação já registrada.
Além disso, a esse número é preciso somar 700 milhões de deslocados internos.
"Nunca tinham sido registradas tantas migrações de pessoas na história", disse em entrevista coletiva o diretor-geral da OIM, William Lacy Swing.
Entre as causas deste aumento, Swing citou o crescimento demográfico, a melhora do transporte, a globalização econômica, mas também os conflitos armados e as catástrofes naturais.
O diretor-geral lembrou que a mudança climática é uma importante causa da migração e ressaltou que, segundo as previsões, até 1 bilhão de pessoas poderiam se ver obrigadas a migrar por causa da mudança climática até 2050.
Para fazer frente a estas novas ondas de migrações, o diretor da OIM defendeu que o foco não deve estar voltado para endurecer as condições de concessão de vistos, mas para desenvolver uma melhor política de integração.
Além disso, lamentou que o fechamento das fronteiras possa favorecer a entrada de imigrantes no tráfico de drogas e em redes criminosas.
Sobre os países receptores, Swing lembrou que os imigrantes cobrem alguns postos de trabalho que a população local rejeita e que, se as fronteiras fossem fechadas, ficariam desocupados, "o que teria consequências negativas no crescimento dos Estados ricos".
Do mesmo modo, o trabalho dos imigrantes no exterior também repercute em seus países de origem, já que a estimativa é de que tenham recebido US$ 300 bilhões de expatriados em 2008.
No entanto, o Banco Mundial (BM) calcula que este número possa cair entre 9% e 10% este ano devido à crise.
Ocorreu um erro neste gadget