Belutti Web Rádio

Acontece!

Ads by Smowtion Media

Copa 2010 começa nesta sexta-feira com o mundo de olho nas bolinhas


 
A primeira Copa do Mundo da África, que parecia tão distante, já está a menos de 200 dias de ser oficialmente aberta em Joanesburgo, em 11 de junho de 2010. Mas não é exagero dizer que o Mundial já começa nesta sexta-feira, no sorteio dos grupos na Cidade do Cabo. Em vez da grama para os craques de hoje, o tapete vermelho para receber ídolos do passado, técnicos do presente, todos de olho não em uma bola, mas nas várias bolinhas que começarão a escrever a nova história que só termina em 2010.
Para promover um sorteio que seja, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal é dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. São oito países por pote e cada um deles ficará em um dos oito grupos do torneio.
Os integrantes do primeiro pote, o dos cabeças de chave, foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa. São eles Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completa a lista e terá a honra de abrir a competição.

- Um sorteio favorável é sempre importante, vamos torcer para que as bolinhas nos ajudem - brincou Carlos Alberto Parreira, técnico dos Bafana Bafana, ciente de que uma chave forte pode colocar por terra as ambições sul-africanas de chegar, ao menos, às oitavas de final.