Belutti Web Rádio

Acontece!

Ads by Smowtion Media

Conheça os golpes virtuais que ganham força no final do ano



Ainda falta um mês para o final do ano e, nesta época, os criminosos virtuais geralmente criam golpes envolvendo desejos de boas festas, cartões e promoções natalinas. A coluna Segurança para o PC de hoje mostra quais foram os golpes que circularam no ano passado envolvendo esse tema e faz uma recomendação: evite cartões on-line.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Datas especiais são sempre tema de golpes
É tradição: qualquer data especial vira tema de golpes. Desde a declaração do imposto de renda às datas comemorativas, como dia dos pais, das mães, Páscoa, Natal e Ano Novo. Eventos, inclusive noticiosos, como mortes de pessoas famosas, também são usados por criminosos. Eles precisam conseguir a atenção das vítimas para que os e-mails sejam lidos e os links ou anexos, abertos. 

No caso dos cartões e promoções de fim de ano, infelizmente as fraudes são tão comuns que fica impossível recomendar que se tente distinguir os e-mails maliciosos dos legítimos. Se você quer mandar um desejo de bostas festas por e-mail, faça isso em modo texto. Não use links e evite até mesmo anexos. Se você receber um e-mail desse gênero, jamais siga links ou abra anexos. É arriscado demais. Se você realmente quer enviar um cartão, a coluna sugere: envie por correio “de verdade”. 
Se você receber um e-mail que suspeita ser malicioso, você pode encaminhá-lo para o Linha Defensiva. O e-mail será analisado e, caso contenha conteúdo malicioso, será feita uma tentativa de reduzir o número de vítimas, derrubando os links que levam aos sites