Belutti Web Rádio

Acontece!

Ads by Smowtion Media

Anatel: 88% dos municípios do país já têm banda larga



De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 88% dos municípios brasileiros já possuem o serviço de banda larga. Em reunião ontem (12) com representantes do governo e concessionárias de telefonia fixa, a Anatel constatou que 2.272 municípios foram atendidos pelo serviço em todo o país, superando a meta prevista para dezembro de 2009.
Segundo dados apresentados na reunião, todas as empresas informaram que cumpriram a meta de instalação de backhaul - a infraestrutura necessária para a instalação de rede de serviços de telecomunicação em 2009.
A medida cumpre uma determinação do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado que trata da universalização do serviço de telefonia fixa. De acordo com o plano geral, as empresas têm a obrigação de levar a rede de banda larga até a sede de todos os municípios brasileiros até dezembro deste ano.
Segundo a Anatel, em 2009 a empresa Oi atendeu a 2.184 municípios dos 2.730 sob sua responsabilidade. A Telefônica chegou com a infraestrutura a 226 das 257 cidades que estão sob sua área de cobertura. Já as empresas CTBC e Sercomtel atenderam com a banda larga toda a sua área de atuação.
Em relação às instituições de ensino, 43.193 escolas foram conectadas à internet em banda larga no ano de 2009. O Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas é uma inciativa do governo federal para levar, gratuitamente, às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior o acesso à internet em banda larga.