Belutti Web Rádio

Acontece!

Ads by Smowtion Media

Coreia do Norte faz novo teste nuclear; ONU vai se reunir


A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira seu segundo teste nuclear, muito mais potente que o de 2006, levando o Conselho de Segurança da ONU a realizar uma reunião de emergência, mas provocando um abalo apenas momentâneo nos mercados.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que a Coreia do Norte é "um perigo para o mundo", enquanto a Rússia avaliou que a explosão teve a mesma força da bomba atômica lançada pelos EUA contra Nagasaki, no Japão, ao final da 2a Guerra Mundial, em 1945.
A explosão de segunda-feira foi até 20 vezes mais potente que a primeira feita pelo país, há cerca de dois anos e meio, salientando o avanço do programa nuclear norte-coreano a despeito das negociações multilaterais para tentar contê-lo.
A comunidade internacional há anos usa uma mistura de sanções e ofertas de ajuda para negociar com Pyongyang. Analistas dizem que o teste aumentará a influência norte-coreana nesse processo.
O teste ocorre num momento de especulações de que o líder Kim Jong-il, supostamente vítima de um derrame no ano passado, estaria querendo reforçar seu controle sobre o poder de modo a assegurar melhor a sucessão para um dos seus três filhos.
O teste nuclear abalou os mercados sul-coreanos, já perturbados pelas preocupações internas, depois de o ex-presidente Roh Moo-hyun, suspeito de corrupção, ter cometido suicídio durante o fim de semana.